Renato Câmara destaca força de Sidrolândia na abertura nacional da soja
Renato Câmara com Jorge Michelc, presidente da Aprosoja/MS, e Paulo Stefanello, presidente do Sindicato Rural de Sidrolândia e 1º diretor administrativo da entidade, durante a abertura nacional da safra de soja.
Na Fazenda Recanto, em Sidrolândia, foi realizada nesta sexta-feira (3/10) a Abertura Nacional do Plantio da Safra de Soja 2025/2026, transmitida pelo Canal Rural para todo o país. O ato marcou o início oficial da safra no Brasil e reuniu autoridades políticas e lideranças do agro, entre elas a senadora Tereza Cristina. O deputado estadual Renato Câmara (MDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa, destacou a representatividade de Mato Grosso do Sul como um dos maiores polos produtores de soja do país.
O presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), a deputada Mara Caseiro (PSDB) e a senadora Tereza Cristina (PP) acompanharam a solenidade, ao lado de representantes do setor produtivo, como Jorge Michelc, presidente da Aprosoja/MS; Paulo Stefanello, presidente do Sindicato Rural de Sidrolândia e 1º diretor administrativo da Aprosoja; Rogério Beretta, secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico; o prefeito de São Gabriel do Oeste, Leocir Montanha (PSD); a prefeita de Aral Moreira, Elaine Aparecida Soligo (MDB) e o prefeito de Antônio João, Agnaldo Marcelo da Silva Oliveira — mais conhecido como Marcelo “Pé” (PSDB).
Sidrolândia ocupa hoje o 3º lugar em área cultivada no estado, com 293,3 mil hectares previstos e produção estimada em 963 mil toneladas, o que corresponde a 6% da área total plantada de Mato Grosso do Sul. O desempenho reforça a relevância do estado para a economia nacional e internacional, já que o Brasil é o maior exportador de soja do mundo, responsável por mais da metade da oferta global, conforme dados da Embrapa.
Organizado pela Aprosoja/MS, o evento consolidou a importância da integração entre produtores, entidades e poder público para garantir competitividade, inovação e boas práticas agrícolas. A presença de lideranças políticas e do agro reafirmou o papel estratégico da soja na geração de emprego, no fortalecimento do PIB estadual e na posição de destaque do Mato Grosso do Sul no cenário brasileiro.